domingo, 2 de janeiro de 2011

A Verdadeira Historia da IGreja Universal

A Igreja Universal do Reino de Deus


Dentre as comunidades protestantes pentecostais, a que mais se propaga atualmente é a chamada Igreja Universal do Reino de Deus", fundada no Brasil em 1977 por Edir Macedo Bezerra.

1. Traços biográficos

Edir Macedo Bezerra nasceu no Estado do Rio de Janeiro. Quis ser professor; todavia, abandonou seu curso universitário sem o concluir, pois era uma pessoa deprimida. Procurou alivio na Igreja Católica, mas não se satisfez. Passou então para o espiritismo e freqüentou terreiros de macumba, mas também aí não encontrou as respostas desejadas. Fez- se então membro da Igreja Pentecostal Nova Vida, onde permaneceu até 1974. Deixou-a para pregar; por conta própria, a cura mediante a fé. Em1974, junto com Roberto Augusto Alves, Romildo Soares (seu cunhado) e os irmãos Samuel e Fidelis Coutinho, fundou a Igreja Cruzada do Caminho Eterno. Em 1977 se desentendeu­ com os irmãos Coutinho e, ao lado do cunhado e de Roberto Augusto, inaugurou a Igreja Universal do Reino de Deus na Abolição (zona norte do Rio de Janeiro).

Quatro anos após a fundação, Edir outorgou o título de "bispo" a si próprio e a Roberto Augusto. "Esse negócio de bispo é só um título para envolver os católicos", terá dito Edir Macedo, segundo o depoimento de Roberto Augusto ao Jornal da Tarde de 2/4/1994, pág. 16.

O próprio Roberto Augusto, que "sagrou" Edir como bispo, separou-se de Macedo e retornou à Igreja da Nova Vida; algo de semelhante fizeram vários companheiros de Edir Macedo - entre os quais o famoso pastor Carlos Magno de Miranda, que se retirou para fundar a sua Igreja, dita "do Espírito Santo de Deus". Romildo Soares, cunhado de Edir, afastou-se para constituir sua Igreja, dita "Igreja da Graça". Na verdade, a colaboração com Edir se tornou difícil por causa da prepotência deste líder e eu) virtude do espírito mercantilista que cada vez mais foi prevalecendo em suas atividades.

Feito "bispo" monárquico, Edir criou para si um vasto império. Como pregador do Evangelho e arauto de curas, foi adquirindo vários meios de comunicação e outros bens materiais no Brasil e no exterior.

2. O culto praticado na Igreja Universal

O culto exercido nas sessões da Igreja Universal do Reino de Deus é predominantemente o de atendimento às pessoas que lá compareçam, afetadas por algum problema físico, psíquico, familiar, econômico... Os pastores desta Igreja atribuem o surto desses problemas à intervenção do demônio (não raro confundido com a pomba-gira ou algum exu da Umbanda); consequentemente, aplicam exorcismos - o que se faz em meio a gritos, lágrimas, gemidos, convulsões, pancadas, aclamações, palmas, etc...

Edir Macedo tem o dinheiro cru grande estima: "O dinheiro é uma ferramenta sagrada que Deus usa na sua obra" (Jornal da Tarde, 6/4/1991, pág. 14) - daí a insistência no pagamento do dízimo. Há diversos modos de estimular os fiéis à entrega de dinheiro; exemplificando: são distribuídos envelopes aos crentes, aos quais é dado um prazo fixo para que os devolvam com um fio de cabelo para ser benzido e a contribuição monetária; são também motivo para arrecadar donativos os cultos considerados especiais, que requerem unção com azeite, correntes de libertação, de prosperidade, de Gedeão, do amor.

3. Uma reflexão


Verifica-se que o grande interesse da Igreja Universal e de denomina­ções congêneres é o serviço ao homem. Assim, faz-se da religião um sistema mágico de solução dos mais diversos problemas do indivíduo; cria-se uni novo tipo de 'pronto-socorro': o religioso, o qual pode realizar aparentes prodígios mediante a sugestão movida por temas religiosos (sempre muito penetrantes). O culto a Deus em adoração e louvor se torna secundário quando ocorre, é em função de pretensas curas e façanhas "portentosas".

Ora, religião é, antes do mais, ligação do homem com Deus; tem por objetivo primeiro adorar e glorificar a Deus, porque Ele é santo e infinitamen­te sábio e bom, independentemente deste ou daquele efeito extraordinário. É o que o Pai-Nosso ensina, propondo em suas três primeiras petições um olhar para Deus Pai; depois é que vêm as petições relativas ao homem, enquanto filho de Deus, tendente à Casa do Pai através das estradas desta vida. A religião há de ser teocêntrica, e não antropocêntrica.

Professor Felipe Aquino

21 comentários:

  1. sou a igreja o meu nome e yasmim mais tudo que esta pessoa escreveu nao tem nada aver a igreja sou da igreja universal do reino de DEUS e eu tenho orgulho de dezer que eu sou da igreja tenho penas 11 anos o que esta escrito ai em cima e coisa de cotolico eu nao quero dezer que catolico nao preta mais sim o que DEUS escrever ninguem apagar ester tal de FELIPE AQUINO nao sabe o que escrese vc e professor esta escrevedo muito mal so mais uma coisa se vc que fala mal da igreja universal domreino de DEUS saiba que mais os catolicos falam mais da igreja mais vcs falam mais a i greja creces mais e mais porque DEUS esta com nos com as suas maos e nada vai nos dete viu FELIPE AQUINO AAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IGNORANCIA FAZ A BITOLAÇÃO E MASSA DE MANOBRA, ISSO NÃO FALTA NO BRASIL ENTÃO EDIR TÁ FEITO PRA ETERNIDADE E NO INFERNO

      Excluir
  2. eu quero saber quando edir morrer onde ele vai gastar todo esse dinheiro?

    ResponderExcluir
  3. wilsa, vc e exatamente o que os pastores querem, ingenua e nao consegue ver a verdade

    ResponderExcluir
  4. sou membro da igreja universal e sei que em todo lugar tem alguem que erra!
    se edir macedo nao faz certas coisas certas, eu não me importo! não to lá para ver o que ele esta fazendo, esrou la para adorar a DEUS!
    já em relação ao dizimo; parem de ser catolicos ignorantes e começem a ler a biblia MALAQUIAS CAP. 3 fala sobre nossa OBRIGAÇÃO EM DAR DIZIMO,e caso você não saiba o que significa "dizimo" leia em um dicionario!
    aproveita e leia sobre o que DEUS fez a todos aqueles que prestavam culto ou adorações a IMAGENS.
    PELO AMOR DE DEUS ABRA O OLHO PARA O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO!
    parem de se preocupar com o que o edir macedo faz e va orar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bem, falou bonito, gostei!

      Excluir
    2. muito bem, falou bonito, gostei!

      Excluir
    3. Edir macedo é um picareta dos mais safados, já foi provado e comprovado. Ignorância sua achar que o caminho do céu está na religião. Você tem a bíblia, procure conhecer a palavra por você mesmo(a) e não siga estes tipos de vagabundos.

      Excluir
    4. Edir macedo é um picareta dos mais safados, já foi provado e comprovado. Ignorância sua achar que o caminho do céu está na religião. Você tem a bíblia, procure conhecer a palavra por você mesmo(a) e não siga estes tipos de vagabundos.

      Excluir
    5. Bom, quero dizer que eu sou catolica e meu marido da universal, cheguei por quase 1 ano a frequentar a igreja junto com ele, e o que se vê realmente é isso, eles se aproveitam das fraquezas das pessoas e assim fazem a lavagem cerebral, inclusive em vc que é muito pequena ainda e não sabe das coisas da vida, dinheiro não salva vida de ninguém, o que salva é a fé, Deus é único. Não existe esse negócio de "Meu Deus" não me abandona, "Meu Deus isso ou aquilo...........", agora cada um tem a liberdade de seguir a doutrina que quiser....eu vou pra igreja pra me sentir bem e falar de Deus e não pra ser extorquida a todo momento e ouvir falar do satanás, enfim, tolerância e respeito é que falta nas pessoas.

      Excluir
  5. Tanto Edir macedo quanto quem prega intercessão de Maria se não se converter a Cristo realmente não haverá salvação, pois não há nem homem nem santo que salve o ser humano. Segundo a palavra de Deus (bíblia) não há salvação se não por Cristo Jesus. Ainda segundo a palavra de Deus não há quem interceda junto a Deus pelo homem se não o próprio homem por meio da oração e fé.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. um cego não pode guiar outro cego se isso ocorrer ambos cairam no buraco, se este homem estar fazendo algo errado prestara contar a Deus e não aos homens e vocês também prestaram contas a Deus por todo erro que supostamente estejas cometendo. Olhai pro Cordeiro de Deus pois só Ele vos pode Salvar.

    ResponderExcluir
  8. Não sou católico, nem protestante. Parem e vejam onde a intolerância religiosa está levando a cada um de vocês. A religião é ao longo da história o maior motivo de mortes e guerras. A igreja universal e suja, sim.
    Mas olhem o passado de igreja católica. é o sujo falando do mal lavado

    ResponderExcluir
  9. A Igreja Universal não é nada disso ai! Os católicos gostam muito de colocar as pessoas contra as outras, e Deus não se agrada disso. Dízimo é forma de reconhecimento a Deus por sua gratidão, e a bíblia mesmo fala que o dízimo não é seu, é de Deus!
    Na boa, toma conta da vida de vocês! Acusam tanto o bispo Macedo pq tem medo de que eles conhecam a verdade, que é Jesus! ELE é o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao pai senão por ELE!!! É pela vida de Jesus que chegamos a Deus!

    ResponderExcluir
  10. Fora Edir Macedo Bezerra das Flores.com seus obreiros. Seus seguidores fanaticos querem colocá-lo como vitima de que e de quem?. Esta mais que claro e provado sua perseguição a ICAROMANA; Entende muito de exus e pombas gira. Não entende nem de umbanda, porque os umbandistas respeitam N SRA E TODOS OS SANTOS; Este anti-Cristo,.ente muito e de faturarr muito dinheiro de modo fácil

    ResponderExcluir
  11. Seguidores de Edir Macedo tomem cuidado com o falso profeta.ai do homem que confiar no outro homem deus não esta presente em nenhum lugar que só pensam em enriquecer enganando o povo. E mais Edir Macedo se alto promoveu a bispo não foi nomeado por ninguem.tem muito do desse Edir quando a mao de DEUS pesar sobe ele...

    ResponderExcluir
  12. Quando a preocupação do ser humano passa a ser destruir a imagem do outro, sem que a sua própria imagem seja exemplo, a um passo está da destruição. Leiam a bíblia, apliquem primeiro em sua vida, e orem pelas outras pessoas!

    ResponderExcluir
  13. Sobre dízimos, eles eram dados em materiais, animais e alimentos, não em moedas.
    A Bíblia diz que só se chega ao Pai. através do Filho. Mas não afirma que não haja intermediários para chegarmos até Cristo. Ele mesmo disse "Meu Pai enviará Espíritos Consoladores". (Algumas denominações evangélicas, mudaram a tradução para Anjos Consoladores).

    Quanto a Edir, sua igreja atrai muitos fiéis com a promessa de sucesso financeiro e profissional. As pessoas esquecem queno deserto, o diabo disse a Jesus, que se Ele Abandonasse Deus e o servisse, todo ESTE reino seria dado a Ele. Então, Deus reina no mundo espiritual, e o Diabo no material.

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, a mente do homem vê o que lhe convence e aceita o que acha recto,e isso sega a mente de modo que não consiga distinguir o certo e do que ele acha certo. Uma filha de macumbeira que se encontra doente e sua mãe sendo macumbeira não consegui cura-la, mas si ela vir uma igreja escrita aqui faz-se milagres ela ira nessa igreja e vai ajoelhar e cantar lovores não porque esta adorando a Deus mas sim porque quer ver sua filha sarada, desta forma ela tornar-se-a uma estatística e não uma cristã.

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, a mente do homem vê o que lhe convence e aceita o que acha recto,e isso sega a mente de modo que não consiga distinguir o certo e do que ele acha certo. Uma filha de macumbeira que se encontra doente e sua mãe sendo macumbeira não consegui cura-la, mas si ela vir uma igreja escrita aqui faz-se milagres ela ira nessa igreja e vai ajoelhar e cantar lovores não porque esta adorando a Deus mas sim porque quer ver sua filha sarada, desta forma ela tornar-se-a uma estatística e não uma cristã.

    ResponderExcluir