segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Repouso no Espírito

“...Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sobre o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebeis minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para vossas almas...”. (Mt 11, 28-29).





Nosso Deus é um Deus de amor, Ele quer dar o repouso a nossas almas, e para isto o Senhor quer nos dar o Repouso no Espírito Santo. O Repouso no Espírito Santo é um “Dom Carismático”, e traduzindo esta palavra encontramos o significado “Dons gratuitos”: o repouso no Espírito é um presente gratuito do Amor de Deus por nós, e se é um Dom não pode ser desprezado nem ignorado.



“A respeito dos Dons espirituais, irmãos, não quero que vivais na ignorância.” (1Cor 12,1). Mas infelizmente muitos por medo ou por não conhecer melhor este dom de Deus não abrem seu coração.




Definições para o Repouso no Espírito Santo:

* Uma experiência que consiste em cair de costas no chão durante uma oração. Cair sob o poder de Deus. Não é desmaio nem sono, permanece à consciência os outros agindo e falando ao redor. Mas quem recebe o dom não se importa com nada, é como uma pessoa absorvida pela TV em uma sala barulhenta.

* “Parece que enquanto repousamos no Espírito, as nossas funções físicas e psicológicas se desaceleram e a sensibilidade se intensifica no relacionamento com o Senhor”... (Padre Robert DeGrandis).

* “Uma profunda sensação de bem estar que causa um relaxamento momentâneo.”
(Pe. George Montague).

* “Entrega e renuncia da atividade e dos sentidos do corpo físico para que Deus possa Se manifestar mais claramente ao nosso íntimo.” (Pe Robert Degrandis).

* Uma sensação do poder divino, uma energia que flui interiormente, que nos faz relaxar e cair...

* O repouso é um momento que o Senhor usa para curar o nosso interior. Deixando nosso coração mais sensível e aberto.



A sensação mais comum partilhada por pessoas que repousaram no Espírito foi de ter sido alvo do Amor dos cuidados de Deus. Em muitos casos as pessoas têm um encontro direto e pessoal com o Senhor. As pessoas sentem seu amor, ouvem o Senhor falando com elas e simplesmente repousam na sua presença.



Nosso Deus quer que o experimentemo-los, que tenhamos consciência Dele em nível de sensação e emoção. - “Eu fui uma pessoa que conhecia muita teoria sobre Deus, lia muito o antigo testamento, e por isso eu tinha uma figura de Deus como um ser distante que estava ali somente para nos julgar quando eu pecasse. Quão grande foi minha surpresa durante uma noite de sábado quando fui convidado a participar de uma adoração na Comunidade Vida Missão. Era tudo novo pra mim, quando num determinado momento o Alex impôs as mãos sobre mim e rezou pedindo o Espírito Santo, neste momento recebi uma cura muito grande de tudo o que eu já sofri em meu passado, desde minha gestação e nascimento, até aquele momento, e então eu mergulhei no amor de Deus, repousei minha alma no Espírito. Neste momento senti como se Jesus me pegasse no colo, e aquela figura de um Deus distante caiu por terra, e eu pude sentir a presença e o amor de Jesus fisicamente, bem de pertinho. Foi algo maravilhoso, que mudou minha vida, quando me levantei parecia até que estava bêbado, era uma alegria indescritível. E depois de sentir todo amor que Deus tem por mim o mínimo que podia fazer era serví-lo! Minha vida teve um novo significado, estava cego e comecei a enxergar naquela noite, entendi que a felicidade que eu buscava nas festas, na bebida e na prostituição não era verdadeira, que a verdadeira alegria só em Cristo poderia achar.”



Fundamentação Bíblica:

*(Gn 2, 21) Deus nos repousa para poder operar em nós - Deus repousou Adão para melhor poder operá-lo, assim Ele nos repousa para poder realizar grandes curas em nós.

*(Lc 17, 15-16) O homem se prostra diante de Deus em sinal de gratidão – nosso prostrar diante de Deus também é um ato de reconhecer Seu senhorio.

*(At 26, 13-14) O homem sucumbi ao poder de Deus – A criatura não é maior que o criador.

*(Dn 10, 8-9) Confirmação da presença de Deus – No repouso é o Senhor quem age e faz.

*(Ap 1,17) Jesus fala conosco – Como à João, Jesus continua a falar-nos, mas muitas vezes Ele precisa repousarmos, porque só assim conseguimos estar em silêncio para ouví-lo.

O repouso pode ser tanto espontâneo ou ministrado. No repouso ministrado o ministro que ora pela pessoa pede que seja retirado as barreiras do coração para que a pessoa mergulhe no Espírito Santo. No repouso espontâneo a pessoa tem uma comunhão tão profunda com Deus que se entrega ao seu amor. Vários Santos fizeram esta experiência num momento de profunda oração e intimidade com Deus, tal como Santa Tereza D´Avila que descrevia esta experiência em suas memórias como “um suave deleite”.





Benefícios do Repouso no Espírito:

· O repouso geralmente abre os corações para ouvir a palavra de Deus.

· O Repouso atrai para a oração profunda, intensifica o Dom da contemplação.

· O Espírito Santo pode atuar melhor em nós quando estamos relaxados.

· Quando a fé está fraca necessitamos de dons extraordinários, tal como o repouso.

· Reaviva nossa fé empoeirada.

· As pessoas mais incorrigíveis podem ser tocadas pelo amor de Deus.

· O repouso faz parte do ministério de cura. Quando num retiro não se tem tempo para fazer orações prolongadas individuais, o Senhor usa do repouso para realizar curas profundas em curtos espaços de tempo. No repouso tem-se um rápido crescimento espiritual em um breve espaço de tempo.



Jesus quer assumir o “comando” de nossas vidas!



Bloqueios ao repouso no espírito:

* Muitas pessoas não conseguem soltar o corpo para trás porque se sentem desprotegidos ou tem medo de se machucar.

* Muitas pessoas são “cultas”, e se preocupam em deitar no chão.

* Muitos católicos tem medo da experiência religiosa profunda.

* Nem todos são livres interiormente. Querem controlar tudo inclusive suas emoções.

* Não se acha digno de receber o repouso do Espírito Santo ou acha que precisamos ser santos para receber o repouso. O repouso não depende do merecimento, ele existe para aqueles que precisam de cura interior e libertação.



Abusos a serem evitados:

* Ter cautela a respeito do local onde usar o repouso, o repouso pode ser controlado, por isso não se deve repousar dentro de uma missa dominical ou em quaisquer lugares públicos, porque não devemos escandalizar as pessoas.

* Focalizar nossa atenção mais na pessoa que ministra o Dom do que no próprio Jesus.



O Senhor continuará nas próximas horas, semanas, meses e anos vindouros.



“... O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma...”.

(Sl 22,1-3)

Um comentário: